Toda viagem de férias é regada boas lembranças, muitas fotos e gastos. Mas esse casal chileno foi além - Carola Teixido e Víctor Millán resolveram transformar sua viagem de volta do Alasca em uma aventura sustentável. A bordo de uma caminhonete abastecida com óleo de cozinha doado por restaurantes, o casal embarcou numa expedição de 45 mil quilômetros, que fará a reciclagem de cerca de 6 mil litros de óleo de cozinha até chegarem à Patagônia.
A aventura faz parte de uma iniciativa do casal em transformar um desejo antigo em realidade. O pontapé inicial aconteceu depois que Víctor foi demitido do emprego, e tiveram a coragem de sair para a estrada, e acreditem, eles afirmam que o dinheiro não é o item mais limitador para a viagem, apesar de não serem ricos, eles viram que tinham muitas outras coisas que tinham que ser pensadas e feitas que valiam mais do que dinheiro.
A troca por um combustível sustentável foi escolhido por conta do corte de despesas com gasolina, a redução das emissões de gases poluentes e a reciclagem do produto, que é altamente poluente. O veículo Ford F250 Powerstroke 7.3 é equipado com um compartimento para óleo reciclado e outro para diesel, em casos de emergência. Para a caminhonete converter o resíduo em combustível, eles instalaram um sistema composto por bombas, filtros e aquecedores, pois o óleo tem uma textura mais viscosa que o diesel, precisa ser filtrado e estar quente antes de ir para o motor. A caminhonete ainda é equipada com um painel solar, que ilumina a parte interna do veículo, carrega os gadgets e é usado para ouvir as músicas durante a viagem.
O casal tem um blog, o Upa Cahlupa, onde registram toda a aventura. No momento eles estão no Canadá, já percorreram quase 9.300 km, sendo quase 8 mil desses feito com o óleo usado que vão pedindo aos restaurantes das cidades por onde passam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário